22 de junho de 2018

Carro

5 dicas para economizar combustível

Se você possui um carro, certamente tem consciência de todos os gastos necessários para que ele permaneça em perfeito funcionamento e não deixe você na mão. E, além do alto preço da manutenção, o combustível é um dos grandes gastos dos motoristas.

Com os valores cada vez mais elevados, é necessário buscar maneiras de economizar. O que muitos ignoram é que o consumo pode estar ligado à maneira de condução do veículo. Sendo assim, para diminuir o impacto no seu bolso, separamos algumas dicas simples que vão ajudar a economizar combustível. Confira:

Calibre os pneus

Mantenha seus pneus sempre calibrados. Quando estão abaixo do nível indicado pelo fabricante do veículo, o consumo de combustível aumenta. Portanto, fazer a calibragem constante faz você gastar menos e aumenta a segurança contra acidentes.

Faça a troca correta de marchas

A troca de marcha faz muita diferença no consumo. Todos os veículos trazem no manual do proprietário a velocidade certa para a mudança, que deve levar em conta o torque do carro.

Regule o uso do ar-condicionado

O uso do ar-condicionado está ligado diretamente ao consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor. Por isso, use o ar apenas quando realmente for necessário.

Verifique as velas

As velas estão entre os itens de manutenção que mais influenciam no consumo dos carros. Por isso, elas precisam ser trocadas exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora, o que varia de modelo para modelo.

Evite acelerar e frear bruscamente

Isso afetará muito a média de rendimento do automóvel. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível.

Essas dicas vão ajudar você a economizar combustível. Com elas, além de dirigir com mais consciência, você consegue aliviar os gastos.

 

Veja também: Como cuidar dos pneus do seu carro