20 de julho de 2018

Carro

Cuidados com o carro no frio: saiba o que fazer para evitar problemas

O frio já está batendo na nossa porta! E você sabia que seu carro também sofre no inverno? As temperaturas mais baixas podem afetar equipamentos como limpadores de para-brisa, pneus e componentes de partida do motor. Por isso, confira algumas dicas para não ter problema com seu carro no frio:

Atente-se à bateria

A bateria é um dos elementos que mais sofrem com o inverno. Baixas temperaturas reduzem a velocidade de reação dos componentes químicos, diminuindo sua potência em relação a dias mais quentes. Fique de olho quando ligar o carro, se o motor responder com lentidão ao girar a chave na ignição, é um indício de baixa carga na bateria. A dica é manter em dia a manutenção preventiva do sistema de partida.

Cuide da calibragem dos pneus

Por conta do tempo frio, os pneus são afetados em sua pressão e podem rodar parcialmente murchos. Isso aumenta o consumo de combustível e os seus gastos. Sempre que for abastecer, verifique se a calibragem está correta de acordo com o número fornecido pelo fabricante. Com os pneus calibrados, seu veículo ganha força na estrada, melhorando também a segurança.

Verifique o limpador de para-brisa

O tempo frio resseca com mais facilidade as palhetas dos limpadores de para-brisa, fazendo com que percam a eficiência e risquem os vidros. A recomendação é trocar a palheta a cada três meses. Outra dica é manter o reservatório de água do limpador sempre cheio, de preferência misturado com algum detergente próprio, para uma limpeza mais eficiente. Com o tempo frio e a neblina, o uso desse equipamento tende a aumentar.

Não se esqueça do ar-condicionado

Dependendo da rigidez do inverno na sua região, é provável que você passe alguns meses sem ligar o ar-condicionado, o que provavelmente fará com que as borrachas de vedação fiquem ressecadas e a tubulação seja danificada. A dica é ligá-lo toda semana por alguns minutos, fazendo com que o gás circule pelos tubos e lubrifique as borrachas.

Para enfrentar as baixas temperaturas sem problema você também conta com a ajuda dos produtos Mundial Prime. O Cristalizador de Vidros repele a água da chuva, evitando o acúmulo. O Antiembaçante evita o embaçamento interno dos vidros do veículo. E, o limpa para-brisa desengordura e mantém o máximo de visibilidade.

O uso do carro no frio pode trazer algumas complicações, entretanto, nada que essas dicas não possam contornar. Lembre-se de fazer revisões periódicas para manter seu carro em bom funcionamento mesmo nas temperaturas mais baixas.

 

Veja também: 10 dicas para dirigir de forma segura na chuva

Facebook

Instagram