3 de agosto de 2018

Carro

Entenda por que você nunca deve dirigir com o combustível na reserva

Você é daqueles que ignoram a luz de aviso de que o combustível está acabando? Nem todos os motoristas sabem, mas dirigir com o combustível na reserva pode causar danos ao veículo. E seja pelo fato de abastecer aos poucos, ou mesmo para adiar ao máximo o reabastecimento, muitos motoristas possuem esse hábito.

É importante entender que a reserva representa o volume mínimo de combustível necessário para rodar, e é um alerta ao motorista de que a gasolina ou o álcool está chegando ao fim.

Ficar na rua devido a uma pane seca não é o único problema que andar com o tanque na reserva pode trazer. A bomba do combustível também pode sair prejudicada. Isso porque o líquido em que ela fica submersa serve para resfriá-la, logo, se o tanque está vazio, a bomba pode ficar superaquecida.

Com o passar do tempo, esse superaquecimento pode inclusive queimar a bomba, que é elétrica. Você já deve imaginar as consequências: o motor do carro para de funcionar.

Outro problema é que, quando o nível do tanque está muito baixo, aumentam os riscos de a bomba puxar a sujeira depositada no fundo. Esses resíduos podem ser aspirados pelo sistema de combustível e acabam prejudicando os componentes posteriores. O filtro de combustível está ali para evitar isso, mas até ele pode entupir com o excesso de sujeira.

O Descarbonizante da Mundial Prime ajuda você. Ele realiza a limpeza interna e externa dos dutos de alimentação do combustível para veículos movidos a álcool, gasolina e flex. Limpa bicos injetores, carburadores, válvulas e câmara de combustão, removendo carbonização e dissolvendo gomas e vernizes que com o tempo obstruem os furos de passagem do sistema de alimentação de combustível.

Mas, além dos danos ao veículo, a segurança do motorista também está em jogo, pois com o tanque na reserva, os freios e a direção hidráulica podem não funcionar perfeitamente, o que representa um grande risco para você.

O recomendado, portanto, é abastecer o carro antes que a luz indicadora de combustível na reserva se acenda no painel. Verifique a capacidade do tanque e mantenha ele sempre com pelo menos ¼ de combustível. Essa é uma daquelas medidas de prevenção que não dão trabalho nenhum.

 

Veja também: 5 dicas para economizar combustível