17 de agosto de 2018

Moto

Manutenção de motos: veja 5 boas práticas para evitar problemas

As motocicletas são uma excelente alternativa no trânsito das cidades. Além de possuírem, em geral, custo de aquisição inferior a outros veículos, oferecem transporte rápido com agilidade garantida.

Mas, para que desempenhem seu papel de forma segura, é necessário mantê-las em condições ideais de funcionamento. Algumas dicas básicas de manutenção de motos podem ajudar a conservar seu veículo, sem surpresas! Confira:

Troque ou limpe os filtros de ar

O filtro de ar é responsável por barrar as impurezas da estrada ou cidade, impedindo que entrem no motor. Se o filtro for do modelo lavável, remova-o e faça a higiene com água e detergente neutro. Caso seja descartável, basta substituí-lo a cada mil quilômetros.

Cheque o óleo do motor

O óleo lubrificante é o grande responsável por evitar que as peças móveis do motor se desgastem, promovendo sua lubrificação e limpeza. A cada 1.000 km, pelo menos, cheque se o nível do fluido não está abaixo do mínimo recomendável.

Mantenha a corrente lubrificada e ajustada

Na manutenção da moto, a corrente não pode ficar folgada, porque isso pode causar um acidente. Ela deve ser constantemente lubrificada e regulada. Em condições normais, no asfalto, a corrente precisa ser lubrificada com óleo adequado a cada 500 km rodados.

Para ajudar você, a Mundial Prime oferece o Lubrificante de Corrente. Ele reduz o atrito, causando menor desgaste, proporciona vedação contra pó e não respinga.

Verifique os freios

Os freios são parte importante de qualquer veículo e, por isso, devem ser verificados constantemente. Os modelos a disco podem ter seu desgaste analisado a olho nu, enquanto os freios a tambor devem ser removidos e analisados com cuidado. O ideal é verificar a cada 1.000 km.

Calibre os pneus

A calibragem dos pneus interfere diretamente em diversos aspectos da mecânica e do desempenho da moto, como consumo de combustível, segurança do veículo e boa performance do motor. Por isso, a calibragem pode ser verificada sempre que você for ao posto de combustível.

A manutenção preventiva é uma maneira efetiva de preservar sua moto e aumentar a segurança. Além disso, diminui a frequência e o custo das visitas ao mecânico.

 

Veja também: Conheça as 5 rotas mais bonitas do Brasil para viajar de moto