25 de Janeiro de 2019

Carro

3 cuidados que você deve ter com o radiador do carro

Com as temperaturas cada vez mais elevadas, é preciso ter um cuidado especial com o sistema de arrefecimento do veículo.

Ele é responsável pelo resfriamento da água que passa pelo motor, fazendo com que este não ultrapasse a temperatura ideal de funcionamento.

Entre seus principais componentes está o radiador, onde ocorre a refrigeração da água, que futuramente será levada por tubulações até o motor.

3 cuidados que você deve ter com o radiador do carro

Apesar da sua importância, hoje em dia, quando se fala em manutenção, quase ninguém lembra do radiador. Isso porque, como ele faz parte de um sistema de arrefecimento selado, não requer mais os cuidados de antigamente.

No entanto, por ser mais sofisticado, seu conserto é mais caro. Para evitar gastos com o sistema, três cuidados simples ainda são necessários.

1. Trocar o líquido de arrefecimento

O líquido do radiador é uma mistura de água e elementos que possuem propriedades anticongelantes e anticorrosivas. Trocá-lo evita que haja oxidação e que a ferrugem se espalhe pelo motor. Para manter tudo em ordem é recomendável substituir o líquido de tempos em tempos.

Higienizar o radiador também é importante, pois a aglomeração de sujeiras pode tornar-se um problema. Para isso, conte com o Limpa Radiadores Mundial Prime. Ele limpa e elimina a ferrugem e outros resíduos do sistema de arrefecimento, evitando o entupimento das passagens do radiador.

2. Conferir o nível de líquido com frequência

Além de trocar o líquido do radiador, também é importante checar periodicamente seu nível. Esse cuidado permite a identificação precoce de vazamentos e garante que você não rode sem o líquido, o que pode fundir o motor. O ideal é fazer essa verificação preventiva pelo menos uma vez por mês. Para isso, basta conferir, com o carro frio, a indicação no próprio recipiente. Caso esteja abaixo do nível indicado, retire a tampa e complete com fluido.

3. Verificar se há vazamentos ou entupimentos

Caso o seu radiador apresente líquido enferrujado, é importante que você fique atento a possíveis vazamentos e procure poças de água embaixo do carro. Se existirem vazamentos, eles devem ser reparados imediatamente.

Para isso você conta com o Selante para Radiadores Mundial Prime. Ele veda e elimina a maioria dos vazamentos em radiadores e partes do sistema de arrefecimento.

 

Veja também: 6 dicas para cuidar do seu carro no verão

—————————————————————————————–

Somos referência em produtos dos segmentos de tintas, automotivo e construção.
Veja nossos produtos no nosso site.

——————————————