8 de Fevereiro de 2019

Limpeza

Como eliminar as bactérias da sua esponja de lavar louça

Acredite: 680 milhões de fungos e bactérias. Segundo pesquisa do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden, este é número assustador de micro-organismos na esponja de lavar louça da sua cozinha, após 15 dias de uso.

A umidade constante e o acúmulo de alimentos na esponja após o uso podem causar diversos problemas à saúde, justamente por constituírem um ambiente favorável para a proliferação dos fungos e bactérias.

Ou seja: sem os devidos cuidados, a esponja de louça da sua cozinha pode se transformar numa enorme porta para doenças, pois em vez de limpar, ela espalha bactérias para todos os utensílios que sua família usa diariamente.

Para evitar esse problema, o acessório deve ser higienizado após seu uso ou, no máximo, a cada três dias. Veja como:

1. Após lavar a louça, remova o máximo de comida da esponja.

2. Encharque a esponja.

3. Coloque uma toalha de papel embaixo dela.

4. Em seguida, leve a esponja ao micro-ondas por um minuto.

5. Deixe-a esfriar naturalmente.

Outro ponto importante para prolongar a vida útil da esponja é não deixá-la dentro da pia. Após higienizá-la, torça bem e guarde em local seco. Nunca a deixe em recipientes que não permitem o escoamento da água.

Vale lembrar que por mais que se efetue a higienização, bactérias são capazes de colonizar esponjas rapidamente – por isso é importante ficar atento ao período de descarte.

A recomendação das embalagens costuma ser de até quatro semanas de uso, mas isso depende muito da forma como você utiliza a esponja. Uma família que lava louças várias vezes ao dia deve fazer a troca semanalmente.

Outra orientação é nunca reutilizar a esponja, por exemplo, para a limpeza de um outro ambiente, como a área de serviço ou o banheiro, pois isso contribuiria para a transferência de bactérias e fungos de um local para o outro.

Por falar em limpeza, a My Place oferece a linha Zip para tornar suas tarefas em casa muito mais rápidas.

Veja também: Os locais preferidos dos insetos em casa e como evitá-los