8 de Fevereiro de 2019

Carro

O uso de pneus de marcas diferentes afeta a estabilidade?

É comum ter um pneu furado e precisar substituí-lo. Mas aí surge uma dúvida: usar pneus de diferentes modelos ou marcas pode afetar a estabilidade do carro?

A resposta é sim. Utilizar pneus com padrões de banda de rodagem ou tamanhos diferentes altera o comportamento dinâmico do carro. Estabilidade, controle, desempenho e segurança são afetados.

A aderência, a profundidade dos sulcos e a resistência dos materiais usados na fabricação terão variações, o que pode causar a aquaplanagem, por exemplo.

Sendo assim, a recomendação é utilizar pneus da mesma marca nas quatro rodas, e garantir que estejam dentro das especificações (modelo e medida) indicadas pelo fabricante do veículo. Isso garante o correto comportamento e a melhor performance.

Se em alguma emergência você não conseguir ter todos os pneus da mesma marca e modelo, mantenha dois iguais no mesmo eixo, pelo menos.

Por mais que o valor de um determinado pneu seja menor, lembramos as vantagens de possuir todos os pneus do mesmo modelo:

– Menos ruído

– Melhor estabilidade

– Economia a longo prazo

– Segurança

Lembre-se: ao comprar um par de pneus novos, coloque-os sempre atrás, transferindo os pneus traseiros para frente, caso não possa comprar quatro novos de uma vez. Isso porque os pneus dianteiros se desgastam mais rápido.

Novos ou não, cuidar dos seus pneus é extremamente importante para prolongar a sua vida útil. Para isso, aposte em produtos específicos para limpeza e proteção.

O Limpa Pneus Spray produz uma espuma que limpa e garante proteção contra rachaduras e descoloração. Já o Pneu Pretinho conserva e dá brilho aos pneus e demais artigos de borracha do veículo.

 

Veja também: Truques simples para você organizar a garagem