8 de Fevereiro de 2019

Saúde

Sedentarismo: entenda o que é e conheça os níveis

Ser ativo é fundamental para a saúde. Mas no mundo moderno isso está se tornando cada vez mais um desafio. Daí surge um grande problema, muitas vezes confundido com a preguiça: o sedentarismo.

Uma pessoa sedentária é aquela que passa muito tempo inativa, ou seja, sem fazer exercícios físicos. Por mais que ela faça atividades durante o dia, como se locomover e trabalhar, ela não dedica um período para a prática de exercícios físicos.

O sedentarismo, então, é um estilo de vida com pouco ou nenhum movimento. No Brasil, segundo o IBGE, 46% da população é sedentária.

Isso está associado, direta ou indiretamente, às causas ou ao agravamento de diversas doenças, tais como hipertensão, doenças cardiovasculares em geral, diabetes, obesidade e até alguns tipos de câncer.

Sedentarismo: entenda o que é e conheça os níveis

Como o sedentarismo pode se manifestar em diferentes níveis, é fundamental entender os graus do problema:

Nível 1: você faz eventuais caminhadas em seu dia a dia, mas nenhuma atividade realmente intensa.

Nível 2: você faz algumas atividades cotidianas que exigem caminhar e carregar peso, mas dificilmente pensa em separar um tempo exclusivamente para se exercitar.

Nível 3: você evita esforço físico ao máximo, prefere fazer tudo de carro e detesta carregar peso.

Nível 4: você passa o dia todo sentado ou deitado e nem se lembra da última vez que fez algum exercício físico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa considerada ativa pratica ao menos 150 minutos de atividade física por semana. Para os adolescentes, a recomendação é de 60 minutos de atividade todos os dias.

Deixar de lado o sedentarismo não é fácil. Para muitas pessoas, isso pode significar uma mudança significativa em suas vidas.

Mas lembre-se que o primeiro passo é se motivar. Pense no seu futuro, você perceberá os benefícios de uma vida fisicamente ativa tanto em curto quanto em longo prazo.

Para começar, experimente diferentes atividades físicas e veja com qual você mais se identifica. Quando fazemos algo que gostamos, o exercício se torna um momento de prazer e será mais fácil manter a prática.

E se você sentir aquelas incômodas dores musculares após a atividade física, conte com o Mousse Efervescente Alivi. Ele atenua tensões musculares e contribui para a recuperação das áreas afetadas.Sedentarismo: entenda o que é e conheça os níveis

Veja também: 4 exercícios aeróbicos para fazer em casa