22 de Março de 2019

Carro

Película no vidro do carro: veja o que é ou não permitido

As películas automotivas não têm apenas função estética, embora muitos a instalem em seu carro por essa razão.

Elas contribuem para a retenção dos raios solares, para a privacidade e a segurança, além de reduzirem a temperatura interna e evitar que as lâminas de vidro se estilhacem em caso de quebra.

Desde que surgiram, as películas tornaram-se populares e cada vez mais escuras. Mas, ao aplicá-las, é preciso estar atento às regras estabelecidas pelo código de trânsito. Por isso, confira o que é ou não permitido.

Antes de mais nada, destacamos os três tipos de películas automotivas: antivandalismo, transparente e fumê.

As películas antivandalismo aumentam o grau de segurança no trânsito, pois são mais grossas, fazendo com que seja mais difícil quebrar as janelas do carro.

As películas transparentes têm esse nome justamente por serem incolor. São utilizadas, sobretudo, no para-brisa dos carro.

Já a película automotiva fumê engloba todo tipo de adesivo que utiliza matriz preta. Ela é encontrada em diversos graus de transparência e modelos.

Não existe restrição para a instalação de nenhum desses modelos, mas o principal critério a ser seguido é a luminosidade.

Segundo o Contran, o limite mínimo de transparência dos vidros deve ser de 75% no para-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e 28% nos vidros traseiros.

O percentual deve obrigatoriamente estar gravado em cada película, geralmente precedido pela letra G. Com base nessa marcação, o agente de trânsito tem como verificar se há conformidade com a lei.

Uma das especificações preferidas popularmente é a G5, que no entanto traz apenas 5% de transparência e, naturalmente, é irregular, prejudicando a visibilidade.

O motorista que utilizar película com índice inadequado poderá ser autuado e receber cinco pontos na habilitação, já que essa é considerada uma infração grave. Além disso, terá de pagar multa no valor de R$ 195,23 e o veículo será retido para regularização.

Com a película instalada dentro dos padrões apontados pela lei, é hora de cuidar dos vidros do seu veículo. Para isso, a Mundial Prime oferece produtos para limpeza e conservação: Limpa Parabrisa, Antiembaçante e Cristalizador de Vidros.

Veja também: 3 cuidados que você deve ter com o radiador do carro

—————————————————————————————–

Somos referência em produtos dos segmentos de tintas, automotivo e construção.
Veja nossos produtos no nosso site.

——————————————