5 de Abril de 2019

Carro

Ar-condicionado e potência do motor: existe mesmo influência?

O ar-condicionado é um item de presença quase obrigatória nos veículos. Além de garantir o conforto térmico, ele aumenta a segurança do condutor e dos passageiros, que podem deixar os vidros fechados.

Por isso, manter uma limpeza periódica é importante. Esse processo pode ser feito por meio de um spray que elimina as impurezas acumuladas nas regiões dos tubos e filtros.

Para ajudar você, a Mundial Prime oferece o Limpa Ar-Condicionado, desenvolvido para a limpeza de sistemas de ar-condicionado de automóveis, caminhões, ônibus e aparelhos de uso doméstico. A aplicação é fácil e segura, pois o produto não é inflamável.

O ar-condicionado do carro também gera algumas dúvidas. Uma das mais comuns é se ele diminui a potência do motor. Confira a seguir!

Assim como outros equipamentos de transformação de energia, o ar-condicionado precisa ser alimentado com energia elétrica ou mecânica para conseguir realizar sua função.

Dessa forma, e por estar atrelado ao motor, ele realmente diminui parte da sua potência.

O ar-condicionado consome cerca de 5.500 a 11.000 watts de potência, que correspondem de 7,5 a 15 cv. Isso é mais perceptível em motores de baixa potência, como os 1.0.

Se tomarmos um veículo com 80 cv como exemplo, acionar o sistema de ar-condicionado pode significar 18% a menos de potência entregue, independentemente da velocidade ou temperatura.

Ao desligar o ar-condicionado em uma ultrapassagem, por exemplo, verifica-se um ganho de potência imediato de cerca de 5 cv (em alguns casos, até mais), o que pode fazer uma boa diferença para alguns veículos.

Para evitar a perda de potência do motor, veja algumas dicas:

– Ligue primeiro o motor e depois de alguns minutos o ar-condicionado

– Procure desligar o ar-condicionado em subidas muito íngremes

– Troque o filtro do ar a cada 10 mil km

– Dê preferência a sistemas de ar-condicionado originais de fábrica

 

Veja também: Ferrugem: veja como evitar esse problema no carro

—————————————————————————————–

Somos referência em produtos dos segmentos de tintas, automotivo e construção.
Veja nossos produtos no nosso site.

——————————————