12 de Abril de 2019

Carro

Veja como carros podem limitar a velocidade máxima

Alegando questão de segurança, a Volvo anunciou que a velocidade máxima de seus carros será limitada a 180 km/h a partir de 2020. A meta da empresa é que ninguém (motorista ou passageiro) venha a óbito ou sofra ferimentos graves.

A montadora também está pesquisando como estabelecer a velocidade inteligente e geográfica, que será limitada de acordo com o trecho por onde o carro está passando, como perto de escolas e hospitais.

Além da segurança, há ainda outras razões para limitar a velocidade de um veículo, que incluem desde a legislação até restrições dinâmicas.

Na Alemanha, um acordo entre diversas montadoras e o governo local fez com que a maioria dos esportivos da Audi, BMW, Mercedes e Volkswagen não ultrapassasse os 250 km/h.

Quanto à dinâmica, o Bugatti Chiron, que já foi considerado o carro mais rápido do mundo, é um exemplo. Sua velocidade é limitada a 420 km/h, no entanto, o carro poderia atingir 468 km/h, e o velocímetro do carro tem escala até os 500 km/h. O motivo para a limitação são os pneus, que não suportariam tal esforço.

Por falar nisso, temos uma dica para você limpar e conservar os pneus do seu veículo. O Limpa Pneus Spray Mundial Prime produz uma espuma que remove a sujeira e garante proteção contra rachaduras e descoloração. Já o Pneu Pretinho Mundial Prime conserva e dá brilho aos pneus e demais artigos de borracha do veículo.

Em carros superesportivos, a limitação também serve para evitar que os pneus percam a aderência com a pista.

Mas como a limitação é feita hoje em dia? Por meio da injeção eletrônica. Como os carros usam acelerador eletrônico, a injeção simplesmente interrompe a aceleração no ponto predeterminado pela fabricante, permitindo a passagem de ar e combustível apenas para manter a velocidade máxima limitada.

Veja também: Quanto custa manter um supercarro?

—————————————————————————————–

Somos referência em produtos dos segmentos de tintas, automotivo e construção.
Veja nossos produtos no nosso site.

——————————————