29 de Maio de 2019

Limpeza

7 hábitos para manter os tapetes limpos por mais tempo

Tapetes são acessórios da decoração da casa indispensáveis para quem quer ter um ambiente acolhedor, aconchegante e quentinho. Por outro lado, eles também são os acessórios que acumular mais sujeira, além de ficarem sujos rapidamente. Para manter os tapetes limpos por mais tempo, é necessário adotar uma série de cuidados e manutenção de limpeza. Confira!

Hábitos para manter os tapetes limpos por mais tempo

1. Invista em capachos nas portas de entrada

Com capachos nas entradas, você protege os tapetes da sujeira grossa. Afinal, os tapetes não foram feitos para limpar os pés, mas sim para proporcionar conforto aos ambientes. Essa dica pode ser ainda mais útil em dias de chuva, evitando que o tapete fique úmido, sujo e até mesmo com mau cheiro.

2. Limpe imediatamente quando sujar

Uma sujeira recente é fácil de limpar, mas uma sujeira antiga pode ser um dano irreparável para o tapete. Por isso, ao derrubar algo sobre o tapete ou perceber alguma mancha, limpe imediatamente seguindo as instruções do tipo, modelo e material da peça.

3. Crie um espaço para os sapatos na entrada

Sempre tire os sapatos para entrar em casa. O sapato que usamos na rua sempre retorna com sujeiras e detritos que podem ficar acumulados nos tapetes. Por isso, reserve um espaço na entrada da casa para que todas as pessoas deixem os sapatos ali na hora de entrar e só coloquem novamente ao sair. Separe uma pantufa ou chinelo para cada morador e alguns extras para as visitas.

Crie um espaço para os sapatos na entrada

4. Invista em um bom aspirador de pó

É errado pensar que qualquer aspirador dá conta de manter uma casa livre de poeira e pelos (para quem tem pet). Aspirar a casa regularmente é uma das maneiras mais práticas de cuidar dos tapetes e mantê-los sempre limpos, porém, ele deve ser específico para esse tipo de trabalho, melhorando a performance da limpeza.

5. Como aspirar um tapete

Depois de investir no aspirador de pó adequado para tapetes, você deve saber como fazer isso da maneira correta:

  • Passe o aspirador em todas as direções, sem pressa, para uma ótima limpeza;
  • Repita o processo de aspirar com a maior frequência possível;
  • Quanto maior o tráfego sobre o tapete, mais vezes ele deve ser aspirado;
  • Vale aposta em um aspirador automático caso não haja tempo hábil para isso.

Como aspirar um tapete

6. Siga a instrução de limpeza do fabricante

É importante ressaltar que existem inúmeros tipos de tapete, dos mais variados materiais, e eles precisam ser cuidados conforme o fabricante para a máxima preservação e durabilidade. Além da aspiração e da retirada de manchas, é fundamental utilizar os produtos corretos de limpeza de acordo com a sua matéria-prima.

7. Contrate profissionais para uma limpeza anual

Todos os passos anteriores fazem parte das limpezas domésticas que ajudam a manter os tapetes limpos por mais tempo, mas para remover as impurezas mais profundas, bem como manchas antigas, é muito importante contar com os serviços profissionais de limpeza de tapete pelo menos uma vez ao ano. A periodicidade depende do cuidado com a peça, exposição e recomendação do fabricante.

 

Veja também: Conheça os produtos de limpeza My Place para uma casa brilhando

—————————————————————————————–

Somos referência em produtos dos segmentos de tintas, automotivo e construção.
Veja nossos produtos no nosso site.

——————————————