29 de Maio de 2019

Construção

Faça você mesmo a sua parede de tijolinhos com isopor

Paredes de tijolinho à vista dão charme na medida certa para ambientes como a sala de estar ou de jantar. Mas a parede de tijolinho tradicional pode exigir muito trabalho e investimento alto, além de uma mudança permanente, que dificilmente poderá ser alterada. Por isso, veja neste post como criar uma parede de tijolinhos com isopor, uma solução mais rápida, barata e que pode ter alterada sem esforço futuramente.

Como fazer uma parede de tijolinho com isopor

Faça você mesmo a sua parede de tijolinhos com isopor

A parede de tijolinho com isopor exige apenas paciência e vontade de passar algumas horas planejando. O que é muito válido para quem quer gastar pouco, para quem enjoa da decoração facilmente e, principalmente, para quem tem ambientes alugados, já que ela é totalmente reversível. Veja a lista de utensílios necessários:

Materiais

  • Folhas de Isopor de 8mm;
  • Estilete;
  • Régua;
  • Caneta marcadora;
  • Cola Branca Extra Mundial Prime;
  • Fita Crepe;
  • Ferro de Solda;
  • Massa corrida;
  • Tinta para parede.

Passo a passo

1. Tire as medidas da sua parede

Essa etapa é necessária para que você saiba exatamente quantas folhas de isopor serão necessárias, além de calcular o tamanho dos espaçamentos e o tamanho dos tijolinhos especiais para o acabamento ao redor das paredes.

2. Marque e corte os tijolinhos

Com a régua e a caneta marcadora, defina o tamanho dos tijolinhos, marque toda a folha de isopor e depois corte com o estilete.

  • Sugestão de medida para o tamanho do tijolinho: 9 x 19 cm.

3. Truque realista

Com todos os tijolinhos recortados, é hora de aperfeiçoar o trabalho deixando cada peça com imperfeições que remetem aos tijolinhos de verdade. Para isso, você vai utilizar o ferro de solda para criar os relevos, texturas e buraquinhos.

Primeiro, esquente o ferro de solda, depois, vá aproximando do isopor com cuidando, criando as imperfeições do jeito que preferir.

OBS.: este equipamento é extremamente quente e requer muito cuidado e atenção ao manuseá-lo, evitando acidentes e queimaduras na pele.

4. Pontas arredondadas

Outro truque realista que você pode fazer é utilizar o ferro de solda para arredondar as pontas dos retângulos para que fiquem ainda mais parecidos com os tijolos reais.

5. Prepare a parede

Com todos os tijolinhos de isopor prontos, é hora de passar para a parede. Antes de começar a fixação, limpe a parede com um pano úmido e espere um tempo para que ela possa secar completamente. Isso potencializa a fixação da Cola Branca Extra.

6. Comece aletoriamente

A partir do primeiro tijolinho fixado você pode começar a medir as distâncias entre eles e só no final é que vai precisar adaptar os tijolinhos de tamanhos especiais.

  • Sugestão para medir a distância: utilize um dedo de largura.

Para colar, não há segredo: basta passar a cola em um dos lados do isopor e fixar na parede pressionando por alguns segundos.

7. Efeito mais firme

Depois de colar todos os tijolinhos, até mesmo os especiais, é hora de começar os acabamentos. O primeiro deles é feito com a massa corrida, que pode ser aplicada com uma espátula pequena sobre cada tijolinho. É ela que vai criar o efeito rígido sobre o isopor, evitando que eles afundem ou estraguem rápido no caso de batidas e raspões.

8. Pintura

Por último, mas não menos importante, finalize com uma boa pintura da cor que preferir, com atenção aos detalhes para que não fique nenhum cantinho diferente. Aguarde secar de um dia para o outro e a parede de tijolinhos com isopor estará pronta!

Parede de tijolinhos no escritório

Parede de tijolinhos branca

Parede de tijolinhos no quarto

Informações importantes

  • Caso você não tenha um ferro de solda, não se preocupe, o investimento é baixo (aproximadamente R$ 30,00) e ele é encontrado em qualquer casa de material de construção e pode ser uma ferramenta útil para ter em casa.
  • Depois de tudo pronto, você pode pendurar quadros e enfeites normalmente, utilizando pregos ou parafusos.

 

Veja também: Como pintar com tinta spray: veja dicas para não errar

—————————————————————————————–

Somos referência em produtos dos segmentos de tintas, automotivo e construção.
Veja nossos produtos no nosso site.

——————————————