26 de Abril de 2018

Finanças

3 dicas fundamentais para organizar a sua vida financeira

Planejar a vida financeira pode parecer complicado, mas somente com um bom controle do orçamento você conseguirá realizar seus sonhos e ter um futuro estável. Para começar a se organizar, veja 3 dicas fundamentais:

Organização Financeira - My Place

Controle seus gastos

Elaborar um orçamento é o primeiro passo para ter uma vida financeira organizada. Para ajudá-lo nesta tarefa há aplicativos específicos, mas se preferir você pode recorrer às planilhas do Excel ou até mesmo a um caderno. O importante é escolher uma ferramenta adequada às suas necessidades.

Ao longo do mês, anote todos os gastos (até mesmo as pequenas despesas, como o cafezinho depois do almoço) e então compare-os com as fontes de renda. Se o saldo final ficar zerado ou for negativo, reavalie como você gasta seu salário.

Defina objetivos

 Coloque no papel todos os sonhos que você quer realizar (comprar um carro ou uma casa, viajar, fazer uma pós-graduação…), organizando-os do mais barato para o mais caro e defina quando será possível alcançar cada um. Para isso, pesquise o valor das metas e calcule quanto será preciso poupar para realizá-las na data planejada.

Identifique os “ralos financeiros”

Depois de organizar o orçamento será possível identificar os gastos supérfluos ou as despesas essenciais que podem ser reduzidas. A partir daí, tente renegociar o valor do plano de celular ou da TV por assinatura ou levar lanche de casa para evitar a tentação de parar na padaria todos os dias. Tenha em mente que economizar não significa deixar de fazer aquilo que se gosta, mas sim moderar estes “prazeres” ou ir em busca de alternativas mais baratas para realizá-los.

Facebook

Instagram