6 de julho de 2018

Decoração

Dicas para decorar e aproveitar melhor espaços pequenos

Ambientes pequenos são cada vez mais comuns. A mudança de estilo de vida, aspectos culturais e questões demográficas, populacionais e econômicas são alguns dos fatores que influenciam na escolha destes espaços menores.

Mas a boa notícia é que decorar espaços pequenos com estilo e funcionalidade é possível, sim. Com dicas simples você renova o ambiente e aproveita cada cantinho que sua casa tem para oferecer. Confira:

Integre espaços

Aproveite o espaço integrando os cômodos da casa: a sala e a cozinha, o quarto e a sala, a lavanderia e a cozinha são alguns exemplos. Esses ambientes podem ser utilizados em conjunto, facilitando a organização e a circulação.

Invista em objetos multifuncionais

Móveis e acessórios multifuncionais são ótimas opções para decorar espaços pequenos, já que um único móvel desempenha a função de dois. São muitas as opções: sofá que se transforma em cama, pufes que servem como baús para armazenar objetos, entre outras.

Use espelhos

Além da função tradicional que o espelho assume em cômodos como o quarto e banheiro, ele tem outra vantagem: oferece sensação de amplitude ao ambiente. Para isso, é importante posicioná-lo em locais estratégicos. Pode ser atrás de uma mesa de jantar e até da cama.

Aposte em nichos de parede

Ocupar as paredes em ambientes que não possuem muito espaço é uma boa ideia, dessa forma, fica mais fácil organizar os objetos que ocupam o cômodo sem a sensação de encher o ambiente. Além disso, os nichos servem para guardar livros, acessórios e objetos, tendo efeito decorativo.

Prefira cores mais claras

As cores neutras e claras ajudam a manter o ambiente iluminado e por isso são uma ótima pedida para espaços pequenos. Naturalmente, você não precisa ter a casa inteira branca. Pense em manter a cor predominante em tom neutro e use cores para decorar: nas almofadas, poltrona, tapete, quadros.

Depois destas dicas você está preparado para otimizar ambientes pequenos e tornar a sua casa ainda mais aconchegante e com a sua cara.

 

Veja também: Decoração sustentável para sua casa

Facebook

Instagram