20 de julho de 2018

Cozinha

Aprenda a congelar os alimentos de maneira correta e facilite seu dia a dia

Congelar os alimentos corretamente, além de prático, também é muito saudável. Essa é uma boa maneira de manter a textura, o sabor e a cor dos alimentos, além de facilitar o dia a dia na cozinha e evitar o desperdício.

Para congelar os alimentos, no entanto, nem sempre é indicado apenas colocá-los diretamente no freezer, com a embalagem original do supermercado. Preparar, organizar e congelar corretamente são etapas fundamentais para aumentar a durabilidade, além de prevenir uma intoxicação alimentar. Veja as principais orientações sobre como fazer isso:

Embalagens

A selagem a vácuo é ideal, porque o alimento não entra em contato com o ar frio e seco do congelador. Mas também funciona usar sacos e recipientes com fechamento hermético. Em qualquer um deles marque a data de preparação e/ou de validade. É importante também realizar o congelamento em pequenas porções, assim você terá a quantidade certa para cada refeição, reduzindo o desperdício.

Vegetais e legumes

Para preservar a cor, o sabor e a textura dos vegetais e legumes, utilize a técnica de branqueamento. O procedimento nada mais é do que escaldar em água fervente e, em seguida, resfriar numa bacia com água e gelo para interromper o processo de cozimento. Antes de ir para o freezer, é preciso retirar o máximo de água, para não formar cristais de gelo.

Frutas

As frutas devem ser lavadas e ter o caroço retirado antes do congelamento. A melhor maneira é congelá-las em uma bandeja e colocá-las em um saco depois. Dessa maneira, elas não vão grudar. As frutas congeladas podem ser consumidas em preparações como bolos, tortas, vitaminas e sucos, entre outros.

 

Comidas prontas

Pratos já preparados devem ser pouco temperados antes de ir ao freezer, porque o congelamento acentua os temperos. Vale também reduzir o cozimento, para que atinjam o ponto certo ao serem aquecidos. Evite congelar ovos cozidos, batatas, macarrão sem molho, maionese e preparações com creme de leite.

Descongelamento

O ideal é que o descongelamento seja feito na geladeira, onde o ataque das bactérias é mais lento. Este processo ainda ajuda a manter cor, sabor e textura dos alimentos. Descongelar e voltar a congelar o alimento aumenta significativamente a quantidade de bactérias, portanto, o ideal é retirar do freezer apenas a quantidade que você realmente irá utilizar.

Depois dessas dicas para congelar os alimentos, seu dia a dia será muito mais prático.

 

Veja também: Dicas para ter uma horta em casa

Facebook

Instagram