3 de agosto de 2018

Bem-estar

Babosa: conheça seus inúmeros benefícios e usos

Diversas plantas encontradas na natureza são de grande utilidade para a saúde e a beleza, graças às suas propriedades naturais. Entre elas está a babosa, utilizada há milhares de anos por nossos antepassados para curar e prevenir males.

Também conhecida como aloe vera, ela é facilmente encontrada ou cultivada em casa e possui inúmeros nutrientes que trazem benefícios para o cabelo, a saúde e o corpo. Famosa por seus benefícios estéticos e fitoterápicos, a babosa tem propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antivirais, antitérmicas, anti-histamínicas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Sua aplicação é muito versátil: é possível utilizá-la a partir do gel, em forma de suco ou de produtos feitos com a planta. O modo como você vai usá-la depende do problema a ser combatido.

Já deu para perceber que os benefícios proporcionados estão longe de chegarem ao fim, não é mesmo? Abaixo você confere os principais usos da babosa:

A aloe vera é ótima para prevenir e tratar diversos malefícios da pele devido ao seu efeito acelerador e regenerativo das células. Por isso, a planta é muito utilizada em cremes, loções, pomadas e até protetores solares.

Ela ainda potencializa a cura de problemas como acne, erupções cutâneas, feridas e picadas de insetos, e ajuda no tratamento de queimaduras ou cicatrizes, em função de seu gel, que melhora a circulação do sangue em volta da ferida.

Assim como na pele, a babosa também atua como hidratante para o cabelo. Ela melhora a maciez e maleabilidade dos fios, tornando-os mais brilhantes e sedosos. Existem muitos produtos industrializados, como shampoos e cremes com babosa em sua composição, mas é possível utilizar a planta in natura, basta retirar o gel e aplicar no cabelo.

Para o organismo, são diversos os benefícios da babosa. Devido à sua função ativadora da circulação sanguínea, a planta remove o excesso de gordura das artérias e ajuda a controlar os níveis de colesterol. Por conter ácidos graxos, reduz o inchaço e a irritação do estômago, previne e auxilia contra a indigestão. Também colabora para evitar prisão de ventre ou constipações intestinais, graças às suas propriedades laxantes.

O funcionamento ideal do sistema digestivo é fundamental para uma melhor absorção de nutrientes e eliminação de toxinas. Desta forma, por sua propriedade depurativa, a aloe vera também é uma aliada na perda de peso. Mas é importante estar associada a uma alimentação correta e à prática de exercícios.

Além de tudo isso, a planta melhora a imunidade do organismo, ajudando a combater infecções. Uma compressa de babosa também pode aliviar dores musculares e ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo, devido à sua função anestésica e anti-inflamatória. Ainda, é benéfica para tratar problemas bucais, como aftas, gengivite e estomatites.

Lembre-se que apesar dos diversos benefícios proporcionados pela babosa, é sempre importante consultar um médico para orientar o tratamento dos problemas de saúde.

 

Veja também: Os chás mais comuns e seus benefícios para a saúde

Facebook

Instagram