5 de outubro de 2018

Finanças

5 dicas simples para economizar em casa

Em tempos de incertezas na economia, qualquer ajuda no orçamento da casa é bem-vinda. E bastam algumas pequenas mudanças para começar a economizar e sentir a diferença.

Mudando alguns hábitos de compra, economizando energia ou adotando práticas mais sustentáveis, você poupa dinheiro para sair do aperto ou aproveitar com aquilo que você gosta. Confira as dicas:

Desligue os aparelhos eletrônicos

Talvez você não saiba, mas os aparelhos eletrônicos gastam energia mesmo quando estão desligados. Desconecte-os da tomada enquanto não estiver usando e evite o modo stand-by. Deixar o computador, a TV, o micro-ondas e até o carregador de celular desplugados pode fazer a diferença.

Aproveite a luz natural

Abra as janelas e deixe a luz do sol entrar. Aproveitando a iluminação natural, você evita ligar as lâmpadas dentro de casa durante o dia e economiza energia.

Tenha uma horta em casa

Ter uma horta em casa pode ser uma boa opção para economizar, já que você não vai precisar comprar certos temperos, ervas e até saladas. Qualquer cantinho do quintal, uma parede ou mesmo a sacada de um apartamento servem para começar a cultivar.

Reaproveite materiais e objetos

Se a ideia é economizar, gastar com móveis e uma nova decoração certamente não é prioridade. Mas você pode dar uma nova cara para sua casa gastando quase nada. Reaproveite materiais, móveis e objetos que você já tem em casa e coloque a mão na massa. Utilize sua criatividade para modificar, reformar, pintar ou reaproveitar os itens para outro uso.

Desapegue das coisas

Se depois de reaproveitar seus objetos ainda restarem itens sem função, desapegue. Se desfazer daquilo que só está ocupando espaço na sua casa pode render uma grana extra. Hoje existem vários sites de compra nos quais é possível anunciar. Há ainda opções de lojas físicas, como de roupas ou móveis usados.

Comece hoje mesmo a mudar os seus hábitos e sinta no bolso a diferença.

 

Veja também: 3 dicas fundamentais para organizar a sua vida financeira

Facebook

Instagram