1 de Março de 2019

Limpeza

Dicas de como conservar os seus calçados

Não tem jeito: o uso diário e o tempo acabam desgastando os calçados. No entanto, a falta de limpeza, o uso de produtos inadequados e a má conservação costumam encurtar ainda mais a vida útil dos sapatos. Assim, confira estas dicas.

Uma medida básica é tentar não usar o mesmo calçado por dois dias seguidos. Após o uso, deixe-o descansando em um lugar arejado por 24 horas, isso ajudará a eliminar odores e recompor as fibras. Caso queira retirar o excesso de umidade, encha-o com jornal.

Com ele bem seco, faça uma higienização rápida, tirando o excesso de sujeira com uma esponja macia e um pano de algodão ou, se estiver muito sujo, com uma escova e um pano úmido.

Independentemente do material do seu sapato, delicadeza é palavra-chave. Jamais esfregue com força ou passe esponjas grossas.

Além disso, não coloque os calçados na máquina de lavar nem mergulhe-os na água, pois isso pode danificar a cor e a durabilidade. Caso eles fiquem molhado com a chuva, deixe secar naturalmente e sempre à sombra.

Não é aconselhável colocar os sapatos para secar ao sol, em secadoras ou atrás da geladeira, pois isso pode distorcer o formato, descolar a sola, tirar o brilho e encolher, amolecer ou ressecar o material, principalmente se for couro.

Na hora de guardar, opte por ambientes secos e arejados. Evite caixas plásticas e locais muito fechados porque eles aumentam o risco de mofo e de maus odores.

Para manter a forma dos calçados, guarde-os com algo que preencha seu interior. Folhas de papel, como jornal, são uma ótima opção.

Se possível, não misture sapatos com roupas nem faça pilhas grandes. Prefira estantes ou armários e guarde seus sapatos de forma organizada para quando você precisar escolher algum.

Por falar em organização e limpeza, de modo geral, produtos que tornem as tarefas de casa mais práticas são fundamentais. Para isso você conta com a Linha Zip, da My Place

Veja também: Truques para tirar manchas das roupas

Facebook

Instagram