26 de Abril de 2019

Plantas

Aprenda a cultivar hortaliças e verduras a partir de sobras

A cada refeição, jogamos fora sobras de comida ou mesmo vegetais e hortaliças esquecidos na geladeira. Uma parte dos alimentos é descartada por não ser possível aproveitá-la ou por não sabermos como fazê-lo.

Uma maneira de reduzir o desperdício é iniciar sua própria horta em casa a partir dos restos que iriam para o lixo. Descubra o que você pode plantar na sua casa:

Cebolinha e alho-poró: a parte branca desses vegetais tem raízes que podem voltar a crescer. Para isso, coloque-a em um copo com água por cerca de 10 dias. Depois transfira para a terra.

Batata: para plantar batatas, coloque-as ao sol por alguns dias, até saírem vários brotos. Feito isso, corte-as em pedaços, contendo um broto em cada um, e plante-os com o broto virado para cima.

Cebola: você já deve ter esquecido uma cebola em uma gaveta e notado alguns brotos verdes começando a crescer. Para aproveitá-los, corte a cebola ao meio e plante a metade com o broto virado para cima.

Aipo: não jogue fora a base do aipo, em vez disso, coloque-a dentro de um recipiente com água por três dias. Quando pequenas folhas nascerem, plante-o na terra com as folhas para fora do solo.

Alho: basta um dente de alho para começar a cultivá-lo em casa. Não é preciso esperar que brote, apenas plantá-lo com a parte mais fina do dente voltada para cima.

Manjericão: para ter manjericão fresquinho na sua casa, deixe a folha com um pedaço de caule dentro de um copo com água até que as raízes tenham cinco centímetros. Depois você pode plantá-lo na terra.

Quando replantados na terra, esses vegetais e hortaliças precisam de nutrientes para se desenvolverem. Para isso você pode transformar os resíduos orgânicos em adubo através da compostagem doméstica.

 

Veja também: Conheça 5 dicas para ter suculentas em casa

Facebook

Instagram