17 de Maio de 2018

Carro

Saiba a importância da câmera de ré

O governo dos Estados Unidos aprovou em 2014 uma lei que prevê que todos os carros comerciais fabricados no país sejam equipados com câmera de ré até este ano. A medida visa diminuir o número de acidentes, já que, de acordo com o órgão, problemas relacionados à falta de visibilidade traseira provocam cerca de 228 mortes e 17 mil feridos todos os anos nos país.

A câmera de ré é um acessório que auxilia o motorista a realizar diversas manobras, proporcionando uma visão privilegiada, que sem a câmera seria muito difícil obter. As imagens são capturadas através de uma pequena câmera instalada na traseira do carro.

A diferença da câmera de ré para os retrovisores é grande, porque diminui os pontos cegos e evita o atropelamento de crianças ou animais. Assim que o motorista aciona a marcha ré, o sistema entra em operação, habilitando a tela de visualização, e logo que o motorista seleciona uma marcha diferente, a função é desabilitada.

No Brasil, a integração da câmera de ré nos carros ainda é vista como facilitador de manobra e não como item essencial. No entanto, está perto de se tornar item obrigatório e questão primordial de segurança.

Muitos consideram esse um custo desnecessário, mas nunca é demais investir em recursos que priorizam segurança e praticidade, e que podem inclusive fazer você poupar com reparos na oficina mecânica.

 

Veja também: 5 cuidados importante com o ar condicionado do carro