25 de Maio de 2018

Carro

10 dicas para dirigir de forma segura na chuva

Ser surpreendido por pancadas de chuva pelo caminho faz parte, porém, dificulta muito a vida de quem está no volante. Não é à toa que, nestas situações, o trânsito se torna um caos e os acidentes aumentam. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para dirigir com segurança na chuva. Confira 10 dicas que separamos:

1. Reduza a velocidade: em pistas molhadas, trafegar em velocidades baixas proporciona melhor controle do veículo e maior tempo de reação a imprevistos. Sempre respeite o limite da via e, se necessário, reduza ainda mais.

2. Fique com a atenção redobrada: é importante prestar atenção na estrada, nos outros carros e nos pedestres o tempo inteiro, mas redobrar os cuidados durante a chuva, quando não se pode ver bem e a frenagem é comprometida.

3. Aumente a distância do veículo da frente: se já é importante manter a distância do veículo da frente em dias secos, em períodos de chuva o motorista necessita de ainda mais espaço para frear. Caso haja algum acidente, você vai conseguir desviar ou parar a tempo.

4. Evite manobras e frenagens abruptas: com a pista molhada, as reações do veículo são limitadas. Por isso, deve-se dirigir com suavidade nessa circunstância. Movimentos rápidos e freadas bruscas podem levar à perda de controle do carro.

5. Mantenha o limpador de para-brisa em bom estado: palhetas desgastadas não removem a água da chuva adequadamente. Se você deseja ainda mais segurança nesse caso, a Mundial Prime conta com o Cristalizador de Vidros, produto que repele a água da chuva do para-brisa, evitando o acúmulo e proporcionando melhor visibilidade.

6. Acenda os faróis: mesmo durante o dia, acender os faróis ajuda na sua visibilidade e na dos outros motoristas e pedestres. Mas priorize a luz baixa, que foca mais no chão imediatamente à frente do veículo.

7. Evite o embaçamento dos vidros: em dias de chuva, os vidros costumam ficar embaçados, prejudicando a visibilidade do condutor. Para ajudar você, a Mundial Prime conta com o Antiembaçante, produto que evita a condensação nos vidros e permite nítida visão.

8. Faça a manutenção dos pneus: o bom estado de conservação dos pneus do veículo é fundamental para a sua estabilidade na pista. Um pneu careca em uma pista molhada corre um risco muito grande de deslizar, especialmente em uma curva ou freada.

9. Tenha cuidado ao atravessar uma via alagada: a primeira coisa a fazer nesta situação é se certificar de que a profundidade da água não é grande demais. Se houver outro veículo perto, observe. Caso a água ultrapasse metade das suas rodas, evite seguir em frente.

10. Mantenha a calma em caso de aquaplanagem: caso aconteça a aquaplanagem, o correto é tirar o pé do acelerador, não pisar nos freios nem virar a direção até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista. Frenagens e movimentos bruscos podem desestabilizar o veículo.

Tomar essas medidas simples pode fazer toda a diferença para dirigir com segurança na chuva. Somando direção cautelosa, um pouco de informação e manutenção dos componentes, a chuva não será um problema.

 

Veja também: 5 cuidados importante com o ar-condicionado do carro