22 de junho de 2018

Bem-estar

Meditação: benefícios e como começar a praticar

A meditação traz uma série de benefícios ao corpo e à mente. É uma prática que tem como objetivo trazer a atenção do praticante para o aqui e o agora, de modo a fazer com que as experiências advindas dos sentidos tenham mais profundidade. É muito utilizada para proporcionar equilíbrio físico e emocional.

No entanto, a maioria das pessoas tem dificuldade em encontrar a concentração e o relaxamento necessários. Para isso, a primeira dica é escolher um local tranquilo, harmonioso, que crie um ambiente propício para entrar em sintonia com o eu interior e silenciar a mente.

A posição também é importante. O ideal é sentar-se no chão, com as pernas cruzadas, as mãos apoiadas nos joelhos e a coluna ereta, mas se estiver desconfortável, você pode tentar de outra forma. Lembre-se que o importante é sentir-se bem, para conseguir se concentrar.

Contudo, é extremamente difícil para um iniciante sentar por longos e “não pensar em nada”, mas em geral, a maneira mais fácil para começar a meditar é concentrando-se na respiração. Apesar de existirem técnicas para meditar, a essência da prática é prestar atenção em cada parte do processo respiratório.

Não encare a meditação como mais uma das tarefas ou obrigações do dia. Veja-a como um momento seu, um exercício para se conectar com sua essência, e uma oportunidade para não ter que pensar, resolver ou fazer absolutamente nada, apenas estar com você. Em qualquer situação, seja paciente, não crie expectativas, que vão gerar ansiedade e tensões em sua mente.

E se você ainda não se convenceu a dar uma chance para a meditação, saiba que ela traz benefícios como redução dos níveis de estresse, aumento da capacidade de concentração, estímulo da criatividade e melhora no sono e do sistema cardiovascular.

 

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