29 de junho de 2018

Bem-estar

Os chás mais comuns e seus benefícios para a saúde

Nada como um bom chá para nos aquecer no inverno. Nos dias mais frios, a bebida, muito fácil de ser preparada, é uma das mais consumidas. Mas, além de oferecer uma deliciosa sensação de aconchego, os chás trazem vários benefícios à saúde.

Veja abaixo oito tipos de chás e suas principais funções em nosso organismo:

Chá de hortelã: excelente para a digestão, esse chá é ideal para ser tomado logo após as refeições. Além de ajudar na digestão, as propriedades do chá beneficiam o funcionamento do intestino, combatendo gases e desconfortos abdominais.

Chá de hibisco: é uma ótima fonte para eliminar a retenção de líquidos no nosso organismo.

Além disso, o hibisco ajuda no controle do colesterol e é muito diurético, capaz de fazer uma varredura de toxinas.

Chá de camomila: com ação calmante, a camomila é boa para combater ansiedade e insônia e tem sido muito usada para aliviar a enxaqueca. Essa opção é muito indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas.

Chá de gengibre: para quem sofre com gastrite e problemas intestinais, o chá de gengibre é um ótimo companheiro. Indicado para tratamentos digestivos, esse chá é anti-inflamatório e um termogênico natural.

Chá de cidreira: uma das propriedades do chá de erva-cidreira é o seu efeito calmante, ótimo para combater o estresse e amenizar a ansiedade. Além disso, é indicado para náuseas e insônia.

Chá de canela: a canela pode ser uma boa aliada no controle de diabetes e transtornos digestivos. Ela regula o colesterol, reduz infecções urinárias e dores de cabeça e melhora a circulação do sangue.

Chá-verde: esse chá ajuda a ativar as nossas reações metabólicas, fazendo com que o organismo responda e distribua melhor os nutrientes dos alimentos ingeridos. Além disso, retarda o envelhecimento celular.

Chá-preto: um dos maiores benefícios desse chá é a cafeína, que auxilia na disposição e até no emagrecimento. Para aqueles dias que você não está muito animado(a), um bom chá-preto pode ajudar.

Agora que você já conhece vários benefícios dos chás, é só escolher de acordo com suas necessidades e se aquecer neste inverno.

 

Veja também: A importância do protetor solar em todas as estações