27 de julho de 2018

Alimentação

Chocolate não é vilão: conheça seus benefícios para a saúde

É hora de acabar com a culpa! O chocolate, além de ser uma delícia, não é o vilão que a maioria das pessoas imagina. Se você consumir moderadamente e do tipo “certo”, ele pode trazer diversos benefícios para sua saúde.

Primeiramente, prefira os chocolates mais amargos, que têm maior quantidade de cacau e, por isso, são alternativas mais saudáveis aos chocolates repletos de açúcar, leite e gordura. Produtos com no mínimo 50% de cacau já são interessantes, mas quanto mais, melhor.

Muitas pessoas preferem o chocolate branco. Esta sim não é uma boa notícia: ele é mais calórico. Como não é feito do cacau, propriamente, e sim da manteiga do cacau, contém mais gordura que os outros tipos de chocolate.

É importante ainda ter moderação no consumo, que não deve ser superior a 40 gramas por dia. Agora que você já sabe a maneira correta de consumir o chocolate, confira seus principais benefícios:

Promove o bem-estar

O chocolate libera endorfinas que melhoram o humor e diminuem o estresse e a ansiedade. Ele concentra substâncias como o triptofano, que estimula a produção de serotonina no cérebro, hormônio que induz a sensação de prazer. É um dos motivos pelos quais o chocolate é um grande aliado para as mulheres durante a TPM. Além disso, fornece energia, melhorando a disposição para as atividades diárias.

Ajuda na perda de peso

Os ácidos fenólicos presentes no cacau podem aumentar a produção do hormônio leptina, que aumenta a sensação de saciedade. Assim, você tende a comer menos, o que ajuda no processo de emagrecimento. O chocolate também é rico em cafeína, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias, mas é preciso ingerir a versão amarga, com muito cacau.

Faz bem ao coração

O chocolate amargo faz bem ao coração devido ao seu efeito antioxidante, que reduz o risco de doenças cardiovasculares ao propiciar melhora do fluxo sanguíneo e reduzir a pressão arterial. Além disso, aumenta o colesterol bom e diminui o colesterol ruim, combatendo o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

Melhora a aparência da pele

Esqueça o mito de que o chocolate causa acne. O problema são os demais componentes dos chocolates que normalmente comemos, como açúcares e derivados do leite. Quem come chocolate com boa concentração de cacau pode notar uma melhora na aparência da pele. Isso porque o cacau combate os radicais livres produzidos pelo organismo, ajudando na renovação da pele e evitando seu envelhecimento precoce.

As responsáveis por todos esses benefícios são substâncias chamadas flavonoides. Estão ainda entre os nutrientes do cacau: magnésio, ferro, cromo, manganês, zinco, cobre, vitaminas B6, B3, C e fibras. Eles são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Ou seja, não há nada de errado em se permitir um pouco de chocolate. Depois de conhecer todos os seus benefícios e os tipos mais indicados, você come sem culpa!

 

Veja também: Os perigos do excesso de açúcar