7 de setembro de 2018

Bem-estar

Cólica menstrual: dicas naturais para aliviar as dores

Para as sortudas ela nem dá as caras, para outras se trata apenas de um pequeno incomodo, já para algumas ela é uma verdadeira tortura. Cerca de 50% das mulheres podem sentir cólica menstrual em algum momento da sua vida, e as dores podem ser de fraca a forte intensidade, interferindo na qualidade de vida.

Mas as tão indesejadas cólicas menstruais que insistem em visitar todos os meses grande parte das mulheres não precisam ser um transtorno eterno. Caso as fortes dores não tenham nenhuma causa patológica, algumas atitudes e mudanças de hábitos podem ajudar você a passar pelo período menstrual sem sofrimento. Confira as dicas:

Alimente-se bem

Optar por alimentos naturais e leves é o mais indicado neste período. É bom evitar o excesso de sódio, gordura, cafeína e açúcares, pois aumentam a produção de hormônios que causam contração no útero. Invista em alimentos como banana, beterraba, couve, abobrinha, salmão, atum e castanha-do-pará, eles servem como relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório.

Tome mais líquidos

Água, sucos e chás são importantes aliados para combater o inchaço abdominal e as dores durante esse período. O suco de abacaxi, por exemplo, atua como anti-inflamatório nos tecidos do útero, assim como o chá de canela, que é termogênico e ajuda a aliviar as dores menstruais.

Aposte em massagens

Outra maneira caseira eficaz de aliviar o incômodo é fazer massagens suaves na região. O movimento das mãos vai atenuar a tensão muscular, melhorando a circulação sanguínea e, consequentemente, diminuindo a dor.

Faça exercícios

Os exercícios, sobretudo os aeróbicos, funcionam como analgésicos naturais. Eles liberam endorfina, que tem a capacidade de diminuir as dores. Além disso, você pode melhorar a circulação do sangue e diminuir a sensação de inchaço do corpo.

Na hora de fazer exercícios, a My Health está presente para proteger você. Conte com o Antritranspirante Mood para evitar o suor desagradável e com o Protetor Solar Sun Prime para se proteger do sol em exercícios ao ar livre.

 

Se o incômodo é apenas reflexo dos hormônios do período menstrual, essas dicas ajudarão a diminuir a intensidade das dores. Já se a cólica tiver fundo patológico, é necessária a correta medicação, de acordo com orientação profissional.

Veja também: Chocolate não é vilão: conheça seus benefícios para a saúde