21 de setembro de 2018

Alimentação

É primavera! Conheça os alimentos da estação e seus benefícios

A primavera chegou! E além das flores, a estação traz com ela uma grande variedade de alimentos da safra que deixam as refeições mais coloridas, saudáveis e econômicas.

Os ingredientes de época só trazem vantagens, pois são abundantes, frescos e mais baratos e nutritivos em comparação aos outros. Confira:

Frutas

As principais frutas da estação são: abacaxi, acerola, amora, banana, caju, jabuticaba, laranja, manga, mamão, maracujá, melão, morango e pêssego.

As frutas vermelhas e arroxeadas possuem grandes concentrações de antioxidantes, protegendo contra os radicais livres e fornecendo vitaminas, minerais e fibras. Uma boa opção é utilizar as frutas em vitaminas e sucos para refrescar-se e hidratar-se nos dias mais quentes.

Legumes

Os legumes da época são: abóbora, abobrinha, alcachofra, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, ervilha, inhame, nabo, rabanete e vagem.

Além de contribuírem para deixar o prato mais colorido, legumes com cores alaranjadas, como a abóbora e a cenoura, possuem betacaroteno, que fortalece o sistema imunológico. Para manter a alimentação mais leve, opte por legumes cozidos no vapor, grelhados ou assados.

Verduras

Entre as verduras, as principais são: alho-poró, almeirão, alface, aspargos, brócolis, chicória, couve-flor, endívia, espinafre e mostarda.

Vegetais verdes, como espinafre, brócolis e almeirão, são ricos em vitaminas do complexo B, que atuam no equilíbrio do metabolismo. Além das saladas, os sucos verdes são uma excelente opção, ajudando a limpar e regular o intestino.

Lembre-se que cada estação oferece determinados ingredientes, mais saudáveis e com preços atrativos. É possível manter uma alimentação equilibrada o ano inteiro.

 

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