28 de setembro de 2018

Bem-estar

Pilates: tudo sobre a prática e seus benefícios

A cada dia que passa, o pilates vem ganhando mais adeptos. Isso porque os benefícios dessa atividade são inúmeros, não somente para o corpo, mas também para a nossa mente, saúde e bem-estar.

A prática mescla movimentos de artes marciais, ioga e outros exercícios. O seu intuito não é a quantidade e a intensidade, mas sim a qualidade e o que esses movimentos podem proporcionar. Além do lado físico, o pilates também é um grande aliado do equilíbrio mental, ajudando na qualidade de vida.

Existem dois tipos de pilates: o solo, que é o mais prático, pois consiste em fazer os exercícios usando apenas o peso do corpo, no chão; e o pilates em aparelhos, que é realizado com bolas, cadeiras com molas, elásticos e outros. Este último possui a vantagem de o próprio aparelho ajudar a guiar o movimento correto.

Em termos de desafio, ambas as modalidades são acessíveis para todo mundo, e a dificuldade vai aumentando aos poucos.

Uma aula de pilates dura em média de 45 a 60 minutos. Durante esse tempo são trabalhados os músculos mais profundos do corpo, a postura – através do alinhamento da coluna vertebral –, a respiração e a conexão entre o corpo e a mente.

Além de aliviar o estresse do dia a dia, a prática auxilia no autoconhecimento, para uma melhor consciência respiratória, mantém os músculos torneados e ajuda a relaxá-los.

Os exercícios também melhoram o condicionamento físico, aumentado a resistência, a força e a flexibilidade. São excelentes ainda para ajudar a definir a barriga e aliviar dores nas costas e nos ombros.

Manter a concentração durantes as aulas de pilates é a chave para o bom desenvolvimento. Pessoas com facilidade para focar estarão mais propensas a evoluir dentro da prática. Para aqueles que não são tão concentrados, o método é uma boa alternativa para melhorar a atenção, inclusive nas atividades cotidianas.

 

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