16 de novembro de 2018

Bem-estar

5 benefícios de ter animais de estimação em casa

Que os animais de estimação fazem companhia e nos dão carinho incondicional já sabemos. Mas muito mais que isso, eles nos ajudam a prevenir doenças e a sermos mais saudáveis!

Passar um tempo com seu cachorro, gato ou outro animal de estimação pode ter um impacto muito positivo no seu humor e na sua saúde. Ao fornecer companhia, carinho, conforto e, principalmente, amor incondicional, os pets trazem diversos benefícios. Confira:

Proteção contra alergias

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há problema em ter animais de estimação com crianças na casa. Alguns estudos sugerem que quanto mais cedo os pequenos iniciam o convívio com os pets, menor é a chance de desenvolverem alergias ou doenças respiratórias como a asma. Isso porque, com o contato, as crianças desenvolvem um sistema imunológico mais forte.

Coração mais saudável

Além de oferecer amor, os cães, gatos e outros pets influenciam de outra forma no coração dos donos. Criar um bichinho ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides, auxiliando na prevenção de infarto e outras doenças cardiovasculares.

Redução do estresse

Interagir com um animal de estimação traz sensação de bem-estar e conforto. Isso ocorre porque a interação estimula a produção de dopamina e serotonina, hormônios relacionados à felicidade. Além disso, os animais reduzem nosso nível de cortisol, o hormônio causador do estresse. Tudo isso faz com que fiquemos muito mais tranquilos.

Combate à depressão

A tristeza também vai embora mais rapidamente para as pessoas que têm animais de estimação. A convivência com os bichinhos reduz a sensação de solidão, a ansiedade e a depressão. Isso porque, quando você passa parte do dia com um animalzinho, seu corpo produz mais hormônios como a ocitocina e a prolactina, que melhoram o humor.

Incentivo à prática de atividades físicas

Se você tem um animal de estimação em casa, especialmente se for um cachorro, é preciso sair para passear com ele todos os dias. Isso obriga até um sedentário convicto a praticar alguns minutos de caminhada por dia. É um estímulo à prática de atividades físicas regulares, contribuindo para uma vida mais saudável.

Importante: quando você sair para passear com o seu animal de estimação, não se esqueça do filtro solar. A emissão de raios ultravioleta ocorre inclusive em dias nublados. A My Health oferece o Protetor Solar Sun Prime para ajudar você.

Veja também: 6 alimentos que ajudam a aumentar a sua imunidade