8 de Março de 2019

Boa Forma

O consumo de banana realmente previne as câimbras?

Se você já sentiu uma fisgada repentina e bastante incômoda na academia, jogando futebol, caminhando, ou simplesmente deitado no sofá, muito provavelmente se tratava de um episódio de câimbra.

A câimbra é uma dor súbita originada por uma contração muscular involuntária que pode acometer qualquer parte do corpo, mas que é mais comum nos membros inferiores, como coxa e, principalmente, panturrilha.

Esse espasmo pode durar de segundos a minutos e acontece por motivos diversos – desidratação, deficiência de algum nutriente, doenças neurodegenerativas –, mas a principal causa é a fadiga muscular.

Quando se fala em evitar as câimbras, um conselho muito difundido é o consumo de banana. Mas será que essa fruta realmente tem o poder de preveni-las?

De fato, a banana é uma fruta cheia de benefícios para o nosso organismo, e pode ajudar em alguns casos de câimbra. Porém, por si só, não é garantia de que estaremos livres dessas contrações musculares dolorosas.

A banana é rica em água, potássio e carboidratos. Dessa forma, ajuda a prevenir ou cessar a câimbra principalmente se a causa for a falta de energia, sendo mais eficiente para impedir as dores quando estas forem induzidas pelo exercício físico. Por isso a banana é tão recomendada para esportistas, pois repõe nutrientes, hidrata e fornece energia para os músculos.

No entanto, quando as câimbras são causadas por outras condições, a banana não auxilia a evitá-las. Procure fazer alongamentos, consumir alimentos ricos em magnésio e sempre manter uma hidratação adequada.

Se mesmo assim a temida câimbra aparecer, alongue o músculo acometido até que ela cesse.

Agora, se você exagerou na atividade física ou começou uma nova rotina e o incômodo são as dores musculares, conte com Alivi, a mousse efervescente da My Health que alivia tensões, proporciona sensação de conforto e frescor e contribui para a recuperação das áreas doloridas.

Veja também: Sentir dores depois de praticar atividades físicas é normal?