5 de Abril de 2019

Alimentação

As diferenças entre os vários tipos de chocolate e quais são realmente saudáveis

De todos os doces, o chocolate é, sem dúvida, o mais querido. E para quem busca uma alimentação saudável, a boa notícia é que não é preciso abrir mão dele.

Nas lojas e supermercados nos deparamos com diversos tipos de chocolate. E, apesar de praticamente todos serem feitos a partir da mesma base, que é o cacau, cada um possui características específicas.

Por isso, confira as principais diferenças entre os vários tipos de chocolate e quais são os mais saudáveis:

Ao leite: esse é um dos chocolates mais consumidos no Brasil e também um dos mais pobres em nutrientes, pois tem em sua composição apenas 30% de cacau. É mais doce e cremoso que os demais, mas bastante calórico.

Meio amargo: esse chocolate é feito com 50% de cacau e não contém leite. O sabor amargo é suavizado pela presença do açúcar.

Amargo: é o chocolate com maior concentração de cacau, geralmente, acima de 70%. Como o próprio nome diz, é amargo ao paladar, pois possui pouco açúcar. É considerado o chocolate mais puro, nutritivo e saudável.

Branco: o chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite e açúcar, o que o torna uma das opções mais doces e calóricas.

Diet: o chocolate diet possui os mesmos ingredientes e teor calórico igual ou superior ao chocolate ao leite, no entanto, o açúcar é substituído por adoçantes. É indicado para pessoas que tem diabetes.

Light: essa opção tem no mínimo 25% menos calorias quando comparada ao chocolate normal. Isso porque são diminuídas as quantidades de gordura ou açúcar.

Orgânico: a grande vantagem dessa opção, claro, é ter todos os ingredientes orgânicos. Esse tipo de chocolate é cultivado, colhido e preparado sem a adição de produtos químicos sintéticos.

Alfarroba: é utilizada para substituir o cacau. Tem gosto, cor e textura semelhantes em relação ao chocolate, mas sem a gordura. Por não conter glúten, cafeína, lactose e açúcar, é muito mais saudável.

O chocolate pode ser considerado um alimento saudável dependendo dos seus níveis de gordura e açúcar e na quantidade certa. O consumo diário recomendado é de cerca de 30 gramas. Escolha bem e aproveite!

 

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