12 de Abril de 2019

Bem-estar

Banho quente ou frio? Veja os efeitos da temperatura em nosso corpo

Ao chegar em casa depois do trabalho, ou mesmo para começar o dia, um banho nos energiza e revigora. Mas o que você prefere: banho quente ou frio?

Claro, em geral a preferência varia de acordo com a época do ano. Mas independentemente disso, a temperatura da água estimula reações no organismo, agindo tanto nos aspectos físicos quanto emocionais.

Veja abaixo como cada temperatura do banho pode beneficiar você.

Banho quente

Relaxa o corpo: a temperatura quente da água provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, aliviando dores e tensões e gerando sensação de relaxamento.

Combate o estresse: a parte emocional também pode ser beneficiada pelo banho quente, já que ele auxilia na diminuição da ansiedade e das tensões. 

Diminui a obstrução nasal: para quem sofre de rinite, sinusite e demais situações alérgicas, o banho quente ajuda a descongestionar as vias nasais.

Regenera a pele: o calor estimula a abertura dos poros e a eliminação de células mortas. Mas fique atento, a pele pode ressecar com banhos muito quentes.

Outra orientação para cuidar da pele é usar o protetor solar diariamente. Para ajudar, a My Health conta com a linha Sun Prime.

Banho frio

Tem efeito revigorante: o contato da água fria com o corpo ativa e estimula as principais funções do organismo, o que, por consequência, traz mais energia e disposição.

É bom para a pele e os cabelos: a água fria, além de dar brilho para os cabelos, contribui para não deixar a pele ressecada.

Melhora a circulação: o banho frio causa um “choque” no corpo, exigindo uma resposta rápida do organismo e, assim, ativando a circulação sanguínea.

Auxilia na prevenção de doenças: a temperatura fria da água estimula as funções do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo contra as doenças.

Como você viu, tanto o banho quente, com moderação, quanto o frio trazem benefícios, dependendo da resposta do seu corpo e de como você está se sentindo. Mas atenção: nada de banhos muito demorados!

Veja também: Cólica menstrual: dicas naturais para aliviar as dores